Hey pessoal, acabei de terminar esse livro e já vim resenhar porque é uma história tocante e emocionante! Confere:


TÍTULO: Extraordinário
TÍTULO ORIGINAL: Wonder
AUTOR(A): R.J. Palacio
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS:320
SINOPSE:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência um, ele é um menino igual a todos os outros. R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.



RESENHA:

Vem, o que falar de Extraordinário? Simplesmente que é um dos melhores livros que eu já li. Emocionante e reflexivo, tocante e inspirador.

A trama envolve August Pullman, ou Auggie, um garoto que nasceu com uma doença que deixou seu rosto meio deformado, e por isso ele nunca foi à escola. Mas sua mãe decide por colocá-lo em uma escola, para que ele possa conviver com outras pessoas, além da sua família. Auggie passa por tudo e mais um pouco na escola, principalmente vindo de Julian, o garoto que fazia bullying com Auggie.

Alguns personagens são construídos bem ao longo do livro, e outros não. Exemplos de personagens que a autora não deu muita ênfase foram a Summer, e até mesmo o Julian. Mas isso desmerece o quão bom é o livro? Não! O livro é ótimo!
Várias partes do livro são narradas primordialmente por R.J. Palacio, tanto que você nem nota o passar das páginas e os capítulos super curtos dão uma ajuda emorme nisso. A escrita e a narrativa de Palacio são extremamente fluidas, sem rodeios, direta e com uma inocência incrível.

O livro fornece várias reflexões e pensamentos sobre o bullying e como ele pode abalar uma pessoa. Embora na maior parte do livro, o Auggie não ligar muito para isso, nós podemos sentir que ele sofre com a maldade das pessoas para com ele.
Extraordinário é um livro recomendadíssimo, e que todo leitor deveria se aventurar por suas páginas e por seu ritmo encantador.






2 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não tem como falar em palavras sobre esse livro, mas eu diria que ele é simplesmente maravilhoso e um dos melhores livros que já li. Parabéns pela resenha e pelo blog, muito sucesso. Já estou seguindo.
    Beijão!
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir